02 jan 2012 @ 18:12 

USMT

Recursos:

Quando você pensa em migrar para um novo sistema operacional, qual é primeira preocupação que passa em sua cabeça?

Bem, depois de avaliar se o hardware atual comporta o novo sistema operacional, você deve pensar em Backup.

Para esse cenário, onde você deseja implementar um novo sistema operacional no mesmo Hardware, e tem o desafio de implementar dezenas, centenas de novos sistemas operacionais apresento-lhe uma das ferramentas do poderosíssimo Windows Automated Installation Kit, vulgo Windows AIK o User State Migration Tool. Clique para ser direcionado para a área de download da ferramenta.

Em versões antigas, você precisa efetuar um backup de arquivos e perfil de usuários, seja ele em mídia (CD, DVD),  um local protegido no disco ou via rede, agora com o uso do Hard Links que é um novo recurso que você pode usar para executar uma migração in-loco muito mais rapidamente do que pelo uso de mecanismos tradicionais de cópia de arquivos. Os Hard Links são remapeados para locais apropriados no novo sistema operacional.  Com esse novo processo o tempo gasto para migração gera normalmente minutos para terminar e não precisa se preocupar com arquivos duplicados, assim o que antigamente levava horas para ser concluído pode ser reduzido para minutos.

O USMT é instalado como parte do AIK no diretório  %PROGRAMFILES%\Windows AIK\Tools\USMT. Para obter mais informações sobre o USMT, consulte o Guia do Usuário da Ferramenta de Migração de Estado do Usuário (%PROGRAMFILES%\Windows AIK\Docs\Usmt.chm).

Com o processo concluído você terá migrado com segurança configurações de contas do usuário, do sistema operacional e do aplicativo; Reduzindo custos de implementação do Windows preservando o estado de usuário e principalmente para os usuários que permaneceram muito tempo com um sistema operacional antigo e são mais relutantes para migrar para um sistema operacional novo, mesmo com as inúmeras vantagens que o Windows 7 traz comparado ao Windows XP, pois irá reduzir o tempo necessário para o usuário se familliarizar com o novo sistema operacional, já que seu perfil, arquivos já estarão a mão e trazendo a satisfação do funcionário em relação à experiência de migração.

Como escolher o tipo de armazenamento de migração.

Ao planejar a migração, você deve determinar o tipo de armazenamento de migração que melhor irá atender às suas necessidades, dessa forma, apresentá-lo-ei  os tipos de armazenamento de migração:

  • Descompactado (UNC): Nada mais do que um diretório descompactado com uma imagem espelhada da hierarquia de pastas que está sendo migrada. Assim cada arquivo e pastas irão manter as mesmas permissões de acesso.
  • Compactado: O modo de armazenamento Compactado de Migração trata-se de um único arquivo de imagem que contém todos os arquivos que pro ventura estão sendo migrados e um arquivo de catálogo.
  • Hard Link (Link Físico); Esse modo de armazenamento funciona como um mapa que define a localização de sua coleção de dados. Cenário de utilização do USMT. Com esse cenário o armazenamento de migração de link físico é mantido no computador local enquanto o antigo sistema operacional é removido e o novo instalado. Obviamente com esse modo de migração, você terá uma economia significativa em largura de banda e armazenamento em locais externos, deixando de correr o risco de problemas no processo de restore.

 

O fluxograma a seguir ilustra as diferenças de procedimentos entre um armazenamento de migração local e um armazenamento de migração remoto. Nesse exemplo, um armazenamento de migração de link físico é usado para o armazenamento local.

 

 

Imagem retirada de Microsoft Technet

 

Em um próximo artigo irei descrever tecnicamente o USMT.

Posted By: luciussp
Last Edit: 02 jan 2012 @ 18:57

EmailPermalink
Tags


 

Comente sobre este Post » (None)

 
Post um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Note: A moderação para comentários está habilitada e seu comentário pode sofrer um atraso para ser postado.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 2
  • Posts/Pages » 199
  • Comments » 2
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight