23 nov 2012 @ 19:05 

Olá Amiguinhos,

Abaixo segue o Guia Passo a Passo de Implantação Básica do Windows.

 

Este guia usa as ferramentas incluídas no Windows ADK (Kit de Avaliação e Implantação do Windows®). O kit inclui o Windows SIM (Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows), a ferramenta DISM (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) e o Ambiente de Pré-instalação do Windows (Windows PE). Além das ferramentas descritas no guia, outras ferramentas estão disponíveis no Windows ADK, as quais podem ser usadas para preparar sua organização para migrar para o Windows 8:

Você pode usar as ferramentas que o Windows ADK inclui nos seguintes cenários de implantação do Windows:

  • Ambiente altamente personalizado
    Para organizações que desejam um alto grau de controle e automação em seu ambiente do Windows, o Windows ADK fornece flexibilidade e controle sobre as imagens que você cria e como as implanta. Você pode controlar todas as diferentes definições configuráveis no Windows, criar scripts de seus próprios requisitos de implantação e controlar a implantação completa de suas imagens do Windows.
  • Instalação de imagem padrão
    Se sua organização usa uma imagem padrão do Windows em todos os equipamentos de hardware, como um escritório de call center, você pode usar o Windows ADK para otimizar a implantação básica dessa imagem.

Preparação


Este guia presume que os computadores, aplicativos, dispositivos e configurações de sua organização possam executar o Windows® 8.

Computadores

Este guia requer que vários e diferentes computadores testem a implantação:

  • O computador do técnico: o computador no qual você instalará o Windows ADK (Kit de Avaliação e Implantação do Windows®).
    noteObservação
    Nós recomendamos que você use a versão de 32 bits do Windows no computador do técnico porque a versão de 32 bits é compatível com implantações de 32 bits e de 64 bits. 

     

  • O computador de referência : um computador que represente qualquer computador em sua organização.
    Para esse computador, escolha um design que não exija drivers especiais, nem configurações de hardware. O design deve incluir pelo menos uma porta USB disponível.
  • O computador de teste: um computador onde você testa o sistema operacional e avalia a compatibilidade. Esse computador deve ter um design de hardware compatível com o hardware do computador específico em sua organização.
    Para concluir este guia, você pode usar o mesmo computador tanto para o computador de referência quanto para o computador de teste, ou computadores diferentes.

Outro hardware

Além dos computadores, você precisa do seguinte hardware:

  • Uma unidade flash USB vazia com pelo menos 4 GB de espaço livre. Carregue o Ambiente de Pré-instalação do Windows® (Windows PE) nessa unidade flash USB. O Windows PE é usado para inicializar o computador com um prompt de comando simples do qual você pode capturar e implantar imagens e executar scripts de implantação. Você também pode usar essa mesma unidade para armazenar o arquivo de resposta que o Windows utiliza durante a instalação autônoma.
  • Um dispositivo de armazenamento externo com pelo menos 8 GB de espaço livre. Pode ser uma segunda unidade flash USB, uma unidade de disco rígido USB externa ou um local de rede.
    Os arquivos de imagem do Windows às vezes excedem o limite de 4 GB do FAT32. Portanto, os dispositivos de armazenamento externo maiores que 4 GB devem usar o sistema de arquivos NTFS para que a unidade possa armazenar os arquivos de imagem do Windows. Este guia considera que o dispositivo de armazenamento externo é uma unidade de disco rígido USB externa.
    Para usar um local de rede como dispositivo de armazenamento externo, mapeie uma unidade até o local de rede usando o comando a seguir antes de seguir cada etapa que utiliza a unidade externa:
    net use e: \\server\share

Software

Você precisa do seguinte software:

  • Um DVD do Windows® 8 e a chave do produto (Product Key).
  • O Windows ADK.
    Baixe o Windows ADK. Instale as ferramentas de implantação e o Ambiente de Pré-Instalação do Windows.
  • Todos os drivers ou pacotes necessários para inicializar seu computador de referência ou de teste.

Etapa 1: instalar o Ambiente de Pré-instalação do Windows


Nesta seção, você instalará o Windows PE em uma unidade flash USB. O Windows PE é um sistema operacional mínimo que pode ser usado para ajudar a instalar o Windows, bem como para capturar, manter e implantar imagens do Windows.

1.1 Preparar os arquivos do Windows PE

  1. No computador do técnico, abra o prompt de comando do Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens.

    Clique em Iniciar e digite implantação. Clique com o botão direito do mouse em Ambiente de Ferramentas de Implantação e Imagem e selecione Executar como administrador.

  2. Execute o seguinte comando para copiar os arquivos base do Windows PE em uma nova pasta:
    Copiar
    copype amd64 C:\winpe_amd64

1.2 Adicionar drivers ou pacotes ao Windows PE (opcional)

  1. Se seu computador de referência exigir drivers cruciais para a inicialização, você poderá modificar o arquivo de imagem base do Windows PE para incluir esses drivers. Você pode usar os mesmos pacotes de driver para o Windows PE que você usa para o Windows 8.
    noteObservação
    Normalmente, não é preciso adicionar drivers ou pacotes. O Windows PE inclui pacotes e drivers genéricos que funcionam em muitas configurações de hardware comuns. 

     

    Use a ferramenta DISM para montar o arquivo de imagem base do Windows PE. A montagem de um arquivo de imagem descompacta o conteúdo do arquivo em uma pasta, permitindo que você faça alterações diretamente ou com o uso de ferramentas, como a DISM. Para montar o arquivo de imagem, execute o seguinte comando:

    Copiar
    Dism /mount-image /imagefile:c:\winpe_amd64\media\sources\boot.wim /index:1 /mountdir:C:\winpe_amd64\mount
    noteObservação
    Se esse comando falhar, verifique se você está usando a versão das ferramentas DISM do Windows 8 que é instalada com o Windows ADK e não uma versão anterior do DISM.exe proveniente da versão do Windows do computador do técnico. O comando Dism /mount-imagesó está disponível na nova versão das ferramentas DISM. 

    Por exemplo, em um computador com o Windows 7, você pode usar o Ambiente de Ferramentas de Implantação e Imagem para acessar as ferramentas instaladas com o ADK. O Ambiente de Ferramentas de Implantação e Geração de Imagens adiciona a nova versão do DISM automaticamente ao caminho do sistema. 

     

  2. Adicione drivers ao arquivo de imagem base do Windows PE usando o comando Dism /Add-Driver. Por exemplo, nesta etapa, você adicionará um driver fictício chamado network.inf:
    Copiar
    Dism /image:C:\winpe_amd64\mount /Add-Driver /Driver:C:\Drivers\network.inf
  3. Adicione pacotes ao arquivo de imagem base do Windows PE usando o comando Dism /Add-Package. Por exemplo, nesta etapa, você adicionará o componente opcional de Configuração do Windows RE e seus componentes dependentes opcionais:
    Copiar
    Dism /Image:C:\winpe_amd64\mount /Add-Package /PackagePath:"C:\Program Files (x86)\Windows Kits\8.0\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\amd64\WinPE_OCs\WinPE-WinReCfg.cab"
    
    Dism /Image:C:\winpe_amd64\mount /Add-Package /PackagePath:"C:\Program Files (x86)\Windows Kits\8.0\Assessment and Deployment Kit\Windows Preinstallation Environment\amd64\WinPE_OCs\en-us\WinPE-WinReCfg_en-us.cab"
    noteObservação
    Ao adicionar um componente, você deve adicionar tanto o componente quanto seus pacotes de idiomas correspondentes. 

     

  4. Confirme suas personalizações e desmonte a imagem. Para fazer isso, execute o seguinte comando:
    Copiar
    Dism /unmount-image /mountdir:C:\winpe_amd64\mount /commit

1.3 Instalar o Windows PE em uma unidade flash USB

  1. Conecte a unidade flash USB.
  2. Digite o seguinte comando para instalar o Windows PE:
    Copiar
    MakeWinPEMedia /UFD C:\winpe_amd64 F:

    onde F é a letra da unidade flash USB.

1.4 Inicializar o computador de referência no Windows PE

  1. Conecte a unidade flash USB a um computador de referência.
  2. Verifique se o computador está configurado para inicializar um dispositivo USB.
  3. Inicie o computador de referência. O Windows PE é iniciado automaticamente. Isso pode levar alguns minutos.
  4. Depois que o prompt de comando do Windows PE for exibido, remova a unidade flash USB do computador de referência e desligue o computador. Por exemplo, mantenha o botão de energia pressionado por mais de cinco segundos.

Solução de problemas

Se o computador de referência não for inicializado a partir da unidade flash USB, tente as seguintes etapas em sequência e teste novamente entre cada etapa:

  1. Ligue o computador de referência e pressione a tecla que abre o menu de seleção de dispositivos de inicialização do computador, como a tecla ESC. Selecione a unidade flash USB como dispositivo de inicialização.
  2. Insira a unidade flash USB em outra porta USB no computador de referência. Evite usar cabos ou hubs USB, pois eles podem não ser detectados durante a sequência de inicialização.
  3. Se você estiver usando drivers não assinados para teste, desabilite a imposição de assinatura de driver. Para isso, siga estas etapas:
    1. Reinicialize o computador de referência e pressione a barra de espaços.
    2. Quando o menu Opções de Inicialização do Windows abrir, pressione F8 para abrir o menu Opções de Inicialização Avançadas.
    3. Selecione Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver e pressione Enter.
    4. Reinicialize o computador.
  4. Atualize o firmware do computador de referência para a última versão.
  5. Você também pode tentar inicializar o Windows PE a partir de um DVD. Para criar um DVD, siga estas etapas:
    1. Use o seguinte comando para criar um arquivo ISO que possa ser gravado em um DVD:
      Copiar
      MakeWinPEMedia /ISO C:\winpe_amd64 c:\winpe_amd64\winpe.iso
    2. No Windows Explorer, abra a pasta C:\winpe_amd64, clique com o botão direito do mouse em winpe.iso e selecione Gravar em disco. Siga os avisos para criar um DVD.

Nesta seção, você criará arquivos de resposta para usar junto com a Instalação do Windows e com Sysprep (Ferramenta de Preparação do Sistema). Um arquivo de resposta é um arquivo baseado em XML que instrui a Instalação do Windows sobre como configurar a instalação do Windows durante uma instalação autônoma. Em seu arquivo de resposta, adicione personalizações básicas que todo computador em sua organização compartilha.

Você pode usar o Windows SIM (Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows) para criar e modificar arquivos de resposta. O Windows SIM ajuda a editar configurações da edição do Windows que você está instalando. Para determinar quais configurações estão disponíveis, o Windows SIM cria e lê um arquivo de catálogo. O arquivo de catálogo é um pequeno arquivo que resume as configurações que estão disponíveis em uma imagem específica do Windows.

noteObservação
Nesta seção, você instalará o Windows em um computador de referência. Você poderá adicionar qualquer configuração que afete qualquer computador em sua organização. 

 

2.1 Criar um arquivo de catálogo

  1. No computador do técnico, insira o DVD do Windows na unidade de DVD.
  2. No computador do técnico, copie o arquivo de imagem base do Windows, \Sources\Install.wim, do DVD do Windows para a área de trabalho do Windows.
  3. Clique em Tela Inicial, digite gerenciador de imagem e selecione Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows.
  4. No menu Arquivo, clique em Selecione a Imagem do Windows.
  5. Na janela Selecione uma Imagem do Windows, navegue até o arquivo de imagem base (Install.wim).
    noteObservação
    Se o arquivo .wim contiver várias imagens, será exibido um aviso para que você selecione uma imagem específica. O Windows SIM cria um arquivo de catálogo com base no arquivo de imagem que você selecionou no arquivo Install.wim. Esse processo pode levar vários minutos. 

     

    O arquivo de catálogo será exibido no painel Imagem do Windows. O Windows SIM listará os pacotes e componentes configuráveis dessa imagem.

    noteObservação
    Solução de problemas:se o Windows SIM não criar o arquivo de catálogo, tente as seguintes etapas: 

    • Decida se você vai executar a versão de 32 bits ou de 64 bits do Windows. Por exemplo, a versão de 32 bits do Windows SIM pode criar arquivos de catálogo para versões de 32 bits ou de 64 bits do Windows. As versões de 64 bits do Windows SIM só podem criar arquivos de catálogo para computadores de 64 bits.
    • Verifique se o arquivo de imagem base do Windows (Install.wim) está em uma pasta que tenha permissões de leitura/gravação, como uma unidade flash USB, ou no seu disco rígido.

     

2.2. Abrir um arquivo de resposta de exemplo

  1. No menu Arquivo, clique em Abrir Arquivo de Resposta.
  2. Selecione um arquivo Autounattend.xml de exemplo, como Autounattend_ amd64_BIOS _Sample.xml, na pasta C:\Program Files (x86)\Windows Kits\8.0\Assessment and Deployment Kit\Deployment Tools\Samples\Unattend. Esses arquivos de resposta incluem todas as configurações necessárias para automatizar a instalação do Windows.

    Diferentes arquivos de exemplo podem ser usados dependendo do tipo de hardware no qual você está implantando o Windows (instalações de 32 bits e de 64 bits, bem como firmware baseado em EFI ou BIOS).

    O arquivo de resposta será exibido no painel Arquivo de Resposta. O Windows SIM lista as configurações que já foram adicionadas a esse arquivo.

2.3 Adicionar drivers e pacotes ao seu arquivo de resposta (opcional)

  • Para adicionar um driver, clique em Inserir, selecione Caminho do Driver e selecione o passo 1 windowsPE. O passo de configuração do WindowsPE é usado na instalação inicial, o que é ideal para drivers críticos para a inicialização.
  • Para adicionar um pacote, clique em Inserir, selecione Pacote e navegue até o pacote que você deseja adicionar.

2.4 Criar um arquivo de resposta para personalizar o Windows

  1. Nesta etapa, você personalizará um arquivo de resposta de exemplo adicionando suas próprias configurações. O arquivo de resposta de exemplo inclui informações de partição de disco padrão e personalizações básicas do Windows. Você pode adicionar mais personalizações a este arquivo de resposta de exemplo. Para fazer isso, modifique a seguinte configuração:

    Caminho do componente de arquivo de resposta Passo de configuração Configuração e valor
    Microsoft-Windows-Setup\UserData\ProductKey 1 windowsPE Key=Product Key

    A chave do produto (Chave do Produto) usada deve corresponder àquela da edição do Windows que você quer instalar.

  2. Remova a configuração a seguir do arquivo de resposta. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no painel Arquivo de Resposta e selecione Excluir:
    • 4_specialize\Microsoft-Windows-Shell-Setup\OEMInformation
  3. Adicione mais configurações ao seu arquivo de resposta Esses exemplos demonstram como configurar a home page do Internet Explorer e como inicializar o Windows para o modo de auditoria. O modo de auditoria é usado para configurar a instalação do Windows e executar mais aplicativos.

    Caminho do componente de imagem do Windows Passo de configuração Configuração e valor
    Microsoft-Windows-IE-InternetExplorer 1 windowsPE Home_Page=URL

    onde URL é a home page padrão que você deseja abrir quando os usuários executam o Internet Explorer.

    Microsoft-Windows-Deployment\Reseal 7 oobeSystem ForceShutdownNow=false

    Mode=Audit

  4. Você pode usar os componentes a seguir para fazer ainda mais configurações no Windows durante a instalação. Reveja e adicione qualquer uma das configurações a seguir ao seu arquivo de resposta a partir do painel Imagem do Windows.

    Opção Caminho do componente de imagem do Windows
    Configurar a rede TCPIP Microsoft-Windows-TCPIP
    Configurar o Firewall do Windows Networking-MPSSVC-Svc
    Configurar contas locais e contas de domínio Microsoft-Windows-Shell-Setup\UserAccounts
    Ingressar automaticamente em um domínio Microsoft-Windows-UnattendedJoin
    Fazer logon automaticamente no computador usando uma conta específica Microsoft-Windows-Shell-Setup\AutoLogon
    Executar um script automaticamente quando um usuário fizer logon no computador Microsoft-Windows-Shell-Setup\FirstLogonCommands
  5. Adicione qualquer outra configuração que será comum a todos os computadores em sua organização. Para saber mais sobre as configurações disponíveis do arquivo de resposta, veja Guia de Referência da Instalação Autônoma do Windows.
  6. Remova a unidade flash USB do computador de referência e a conecte ao computador do técnico.
  7. No Windows SIM, clique em Ferramentas e clique em Criar Conjunto de Configurações. Um conjunto de configurações inclui um arquivo de resposta (AutoUnattend.xml), além de qualquer driver, pacote e outro arquivo relacionado.
  8. Na caixa Selecione a pasta de destino do conjunto de configurações, digite a letra da unidade flash USB, como F.

2.5 Criar um arquivo de resposta para personalizar o perfil do usuário padrão

  1. Crie um segundo arquivo de resposta para usar ao executar Sysprep para generalizar a instalação do Windows. Esse arquivo de resposta contém a configuração CopyProfile e é usado para copiar as personalizações que você pode fazer no modo de auditoria para o perfil do usuário padrão.

    No Windows SIM, crie um novo arquivo de resposta. Para fazer isso, clique em Arquivo e clique em Novo Arquivo de Resposta.

  2. Adicione a seguinte configuração ao seu arquivo de resposta

    Caminho do componente de imagem do Windows Passo de configuração Configuração e valor
    Microsoft-Windows-Shell-Setup  

    4 specialize

    CopyProfile=True
  3. Salve o arquivo de resposta como CopyProfileunattend.xml na unidade flash USB.

Nesta seção, você instalará o Windows 8 no computador de referência usando os arquivos de resposta criados.

Estas etapas também demonstram como personalizar o Windows usando o modo de auditoria. No modo de auditoria, você pode fazer logon no Windows usando a conta de administrador interno e realizar manualmente testes e tarefas que podem ser difíceis ou impossíveis durante a instalação.

3.1 Instalar o Windows em um computador de referência

Inicie a Instalação do Windows usando um destes métodos:

  • Opção 1: iniciar a Instalação do Windows usando o DVD do Windows.
    Este é o método mais simples para instalar o Windows na maioria dos computadores.
  • Opção 2: iniciar a Instalação do Windows usando o Windows PE.
    Use esta opção para carregar o Windows em um sistema sem uma unidade de DVD ou se a opção 1 falhar.

Opção 1: iniciar a Instalação do Windows usando o DVD do Windows

  1. No computador de referência, insira o DVD do Windows e conecte a unidade flash USB que inclui o arquivo de resposta ao computador.
  2. Inicialize o computador. Quando solicitado, pressione uma tecla para inicializar a partir do DVD.

    A Instalação do Windows é iniciada. Esse processo pode levar alguns minutos.

    noteObservação
    Solução de problemas:se a Instalação do Windows não começar ou não concluir o processo de Instalação automaticamente, tente as etapas a seguir. Se uma etapa não resolver o problema, prossiga para a etapa seguinte: 

    1. Reinicie o computador de referência. Durante a sequência de inicialização inicial, pressione a tecla que abre o menu de seleção de dispositivos de inicialização do computador, como ESC. Selecione a unidade de DVD como dispositivo de inicialização.
    2. Verifique se o arquivo de resposta está no diretório raiz da unidade flash USB e se está nomeado como Autounattend.xml.
    3. Tente usar uma porta USB diferente no computador. Evite hubs ou cabos USB, pois eles podem não ser detectados durante o processo de inicialização.
    4. Use a opção 2 para iniciar a Instalação do Windows usando o Windows PE.

     

Opção 2: iniciar a Instalação do Windows usando o Windows PE

  1. No computador do técnico, copie o conteúdo do DVD do Windows para a unidade flash USB. Por exemplo, execute o seguinte comando:
    Copiar
    Robocopy D:\ F:\WindowsSetup\ /e

    onde D é a letra da unidade de DVD e F é a letra da unidade flash USB.

  2. Remova a unidade flash USB do computador do técnico e conecte-a ao computador de referência.
  3. Inicie o computador de referência. O computador inicializa o Windows PE. Esse processo pode levar alguns minutos.
    noteObservação
    Solução de problemas:se o Windows PE não for iniciado, tente as etapas a seguir. Se uma etapa não resolver o problema, prossiga para a etapa seguinte: 

    • Reinicie o computador de referência. Durante a sequência de inicialização inicial, pressione a tecla que abre o menu de seleção de dispositivos de inicialização do computador, como ESC. Selecione a unidade flash USB como dispositivo de inicialização.

     

  4. Execute o seguinte comando:
    Copiar
                      F:\WindowsSetup\setup /unattend:F:\autounattend.xml

    onde F é a letra da unidade flash USB.

    A Instalação do Windows é iniciada. O processo de instalação pode levar alguns minutos.

3.2 Personalizar o perfil do usuário padrão

  1. Você pode fazer mais personalizações no modo de auditoria. Por exemplo, adicione atalhos da área de trabalho a um cliente VPN, a um site específico ou a outros recursos. Altere a tela de fundo da área de trabalho para uma imagem do logotipo de sua empresa. Observe que os itens que são fixos à barra de tarefas ou à tela inicial não são copiados para o perfil do usuário padrão.

    Insira a unidade flash USB que contém o arquivo de resposta CopyProfileunattend.xml no computador de referência.

  2. Copie qualquer script ou arquivo e instale qualquer aplicativo na instalação do Windows que você queira disponibilizar em todas as suas instalações do Windows. Por exemplo, instale suas próprias ferramentas de gerenciamento de software ou scripts de suporte à TI.
  3. Personalize o perfil do usuário padrão criando um ou mais atalhos na área de trabalho. Por exemplo, crie um atalho para recursos de rede criando um atalho da URL ou um atalho do caminho UNC.
  4. Altere a imagem da tela de fundo da área de trabalho para o logotipo da sua empresa.

Nesta seção, você vai preparar a instalação do Windows no computador de referência para capturar a instalação como um arquivo de imagem.

A generalização do computador de referência prepara os arquivos para captura de imagem, removendo as informações específicas do computador. O diagrama a seguir mostra o processo de generalização da instalação usando a ferramenta Sysprep:

4.1 Generalizar a instalação do Windows

  1. Quando você conclui a personalização da instalação do Windows, você está pronto para capturar a imagem e copiar as personalizações feitas para o perfil do usuário padrão.

    Verifique se a unidade flash USB que contém o arquivo CopyProfile.xml está inserida no computador.

    Execute o comando a seguir como administrador:

    Copiar
    C:\Windows\System32\Sysprep\Sysprep.exe /generalize /oobe /shutdown /unattend: D:\CopyProfile.xml

    onde D é a letra da unidade flash USB.

    A Sysprep remove as informações específicas do computador da instalação do Windows para você capturar uma imagem que possa implantar em outros computadores. Esse processo pode demorar vários minutos. Com o término do processo, o computador é desligado automaticamente.

    CautionCuidado
    Não permita que o computador de referência inicie sua sequência de primeira inicialização. Se o computador iniciar sua sequência de primeira inicialização, a Instalação do Windows vai adicionar novamente as informações específicas do computador ao computador. Você terá de removê-las generalizando o computador mais uma vez antes de capturar a imagem. 

     

4.2. Capturar a imagem

  1. Conecte a unidade flash USB ao computador de referência e inicialize o Windows PE.
    WarningAviso
    Solução de problemas:se o Windows PE não for iniciado, desligue o computador de referência rapidamente pressionando e segurando o botão de energia. 

    Siga as etapas abaixo para inicializar o Windows PE. Se uma etapa não resolver o problema, prossiga para a etapa seguinte: 

    1. Reinicie o computador de referência. Durante a sequência de inicialização inicial, pressione a tecla que abre o menu de seleção de dispositivos de inicialização do computador, como ESC. Selecione a unidade flash USB como dispositivo de inicialização.
    2. Se a unidade flash USB tiver uma luz indicadora, veja se ela pisca. Se a luz piscar, o computador está inicializando o Windows PE.
    3. Tente usar uma porta USB diferente no computador. Evite hubs ou cabos USB, pois eles podem não ser detectados durante o processo de inicialização.

     

  2. No prompt de comando do Windows PE, execute o seguinte comando:
    Copiar
    diskpart
  3. No prompt do Diskpart, digite list volume. O DiskPart lista as partições de disco disponíveis e seus tamanhos.
  4. Anote as letras e os nomes das unidades, como a seguir:
    • C = Sistema
    • D = Windows
    • E = Unidade de disco rígido USB externa
    • F = Unidade flash USB
  5. Digite exit para sair do DiskPart.
  6. Execute o seguinte comando para capturar a imagem da partição do Windows:
    Copiar
    dism /Capture-Image /CaptureDir:D:\ /ImageFile: E:\ThinImage.wim /Name:"Contoso"

    onde D é a letra da unidade da partição do Windows e E é a letra da unidade de disco rígido USB externa.

    A ferramenta DISM captura a partição do Windows em um novo arquivo de imagem. Esse processo pode demorar vários minutos.

    noteObservação
    Embora você possa capturar a imagem diretamente para a unidade de disco rígido USB externa, em geral, o método mais rápido é capturar a imagem em uma unidade de disco rígido e depois copiar o arquivo de imagem para a unidade flash USB. 

     

  7. Conecte a unidade de disco rígido USB externa ao computador, crie uma pasta Imagens e copie o arquivo de imagens para a unidade. Para fazer isso, execute o seguinte comando:
    Copiar
    md E:\Images
    copy D:\ThinImage.wim E:\Images\

    onde E é a letra da unidade de disco rígido USB externa e D é a letra da partição do Windows.

    Esse processo pode demorar vários minutos, pois o arquivo de imagem tem vários gigabytes.

    noteObservação
    Solução de Problemas: se você receber o erro: “Um parâmetro está incorreto” ao copiar o arquivo, o arquivo pode ser muito grande para o sistema de arquivos de destino. Tente copiar o arquivo para um disco formatado como NTFS. 

     

  8. Desligue o computador.

Nesta seção, você criará scripts de implantação que aplicam a imagem no computador de teste e configurará as ferramentas de recuperação do sistema inteiro.

Crie os seguintes scripts:

  • O script DiskPart, nomeado CreatePartitions.txt, formata a unidade de disco rígido e cria partições baseadas no firmware do computador.
  • Um script de implantação, nomeado ApplyImage.bat, configura um computador usando o arquivo de imagem do Windows capturado na Etapa 4: capturar a imagem. Para configurar o computador, o script de implantação usa o script DiskPart e, em seguida, configura automaticamente a partição do sistema.

5.1 Criar um script DiskPart

  1. Conecte a unidade de disco rígido USB externa ao computador do técnico.
  2. Para computadores baseados em UEFI: inicie o Bloco de Notas e crie um arquivo de texto que inclua comandos para criar as cinco partições a seguir:
    • Ferramentas do Windows RE
    • Sistema
    • Windows
    • Partição MSR
    • Imagem de recuperação

    O diagrama a seguir mostra a configuração da partição resultante:

     

    Diagrama de partições de EFI com recuperação 

    Copiar
    rem These commands are used with DiskPart to
    rem erase the drive and create five partitions
    rem for a UEFI/GPT-based computer.
    rem Adjust the partition sizes to fill the drive as necessary.
    select disk 0
    clean
    convert gpt
    rem === 1. Windows RE tools partition ===========
    create partition primary size=300
    format quick fs=ntfs label="Windows RE tools"
    set id="de94bba4-06d1-4d40-a16a-bfd50179d6ac"
    assign letter="T"
    rem === 2. System partition =====================
    create partition efi size=100
    format quick fs=fat32 label="System"
    assign letter="S"
    rem === 3. Microsoft Reserved (MSR) partition ===
    create partition msr size=128
    rem === 4. Windows partition ====================
    rem ==    a. Create Windows partition =========== 
    create partition primary 
    rem ==    b. Create space for recovery image ====  
    shrink minimum=15000
    rem ==    c. Prepare the Windows partition ====== 
    format quick fs=ntfs label="Windows"
    assign letter="W"
    rem === 5. Recovery image partition =============
    create partition primary
    format quick fs=ntfs label="Recovery image"
    gpt attributes=0x8000000000000001
    assign letter="R"
  3. Para computadores baseados em BIOS: inicie o Bloco de Notas e crie um arquivo de texto que inclua comandos para criar as três partições a seguir:
    • Sistema
    • Windows
    • Imagem de recuperação

    O diagrama a seguir mostra a configuração da partição resultante:

     

    Diagrama de partições: Recuperação, Sistema, Windows 

    Copiar
    rem These commands are used with DiskPart to
    rem erase the drive and create three partitions
    rem for a BIOS/MBR-based computer.
    rem Adjust the partition sizes to fill the drive as necessary.
    select disk 0
    clean
    rem === 1. System partition =====================
    create partition primary size=350
    format quick fs=ntfs label="System"
    assign letter="S"
    active
    rem === 2. Windows partition ====================
    rem ==    a. Create Windows partition =========== 
    create partition primary
    rem ==    b. Create space for recovery image ====  
    shrink minimum=15000
    rem ==    c. Prepare the Windows partition ====== 
    format quick fs=ntfs label="Windows"
    assign letter="W"
    rem === 3. Recovery image partition =============
    create partition primary
    format quick fs=ntfs label="Recovery"
    assign letter="R"
    attributes volume set nodefaultdriveletter
    exit
  4. Salve o arquivo como E:\CreatePartitions.txt, onde E é a letra da unidade de disco rígido USB externa.

5.2 Criar o script de implantação

  1. Computadores baseados em UEFI: crie um arquivo de texto que execute as seguintes tarefas:
    • Usa o script DiskPart (da seção 5.1) para apagar a unidade de disco rígido principal e depois criar e formatar cinco partições.
    • Aplica a imagem à partição do Windows.
    • Copia as ferramentas do Windows RE da partição do Windows para a partição de ferramentas do Windows RE.
    • Copia os arquivos de inicialização da partição do Windows para a partição Sistema.
    • Configura a partição Sistema definindo os locais da partição do Windows e as ferramentas do Windows RE.
    noteObservação
    • Esse script não modifica a partição de imagem de recuperação. Posteriormente, depois que o computador terminar o passo specialize, você capturará a imagem na partição de imagem de recuperação.
    • A partição MSR não requer configuração adicional.

     

    Copiar
    rem These commands use the specified Windows image file 
    rem to deploy Windows, system, and recovery tools 
    rem to a UEFI-based computer.
    
    rem Usage:   ApplyImage WimFileName 
    rem Example: ApplyImage E:\Images\ThinImage.wim
    
    rem === Apply the image to the Windows partition ========
    dism /Apply-Image /ImageFile:%1 /Index:1 /ApplyDir:W:\
    
    rem === Copy tools to the Windows RE Tools partition ====
    md T:\Recovery\WindowsRE
    copy W:\windows\system32\recovery\winre.wim T:\Recovery\WindowsRE\winre.wim
    
    rem === Copy boot files to the System partition =========
    W:\Windows\System32\bcdboot W:\Windows /s S:
    
    rem === Set the location of the WinRE tools =============
    W:\Windows\System32\reagentc /setreimage /path T:\Recovery\WindowsRE /target W:\Windows
    
    rem === Create the recovery image =======================
    Mkdir R:\RecoveryImage
    Copy %1 R:\RecoveryImage
    W:\Windows\System32\reagentc /setosimage /path T:\RecoveryImage /target W:\Windows /index 1
  2. Computadores baseados em BIOS: crie um arquivo de texto que execute as seguintes tarefas:
    • Usa o script DiskPart (da seção 5.1) para apagar a unidade de disco rígido principal e depois criar e formatar três partições.
    • Aplica a imagem à partição do Windows.
    • Copia as ferramentas do Windows RE da partição do Windows para a partição Sistema.
    • Copia os arquivos de inicialização da partição do Windows para a partição Sistema.
    • Configura a partição Sistema definindo os locais da partição do Windows e as ferramentas do Windows RE.
    noteObservação
    Esse script não modifica a partição de imagem de recuperação. Posteriormente, depois que o computador terminar o passo specialize, você capturará a imagem na partição de imagem de recuperação. 

     

    Copiar
    rem These commands use the specified Windows image file 
    rem to deploy Windows, system, and recovery tools 
    rem to a BIOS-based computer.
    
    rem Usage:   ApplyImage WimFileName 
    rem Example: ApplyImage E:\Images\ThinImage.wim
    
    rem === Apply the image to the Windows partition ====================
    
    dism /Apply-Image /ImageFile:%1 /Index:1 /ApplyDir:W:\
    
    rem === Copy the Windows RE Tools to the system partition ====================
    md S:\Recovery\WindowsRE
    copy W:\windows\system32\recovery\winre.wim S:\Recovery\WindowsRE\winre.wim
    
    rem === Copy boot files from the Windows partition to the System partition ===
    W:\Windows\System32\bcdboot W:\Windows /s S:
    
    rem === In the System partition, set the location of the Windows RE tools =========
    W:\Windows\System32\reagentc /setreimage /path S:\Recovery\WindowsRE /target W:\Windows 
    
    rem === Create the recovery image ===========================
    Mkdir R:\RecoveryImage
    copy %1 R:\RecoveryImage
    W:\Windows\System32\reagentc /setosimage /path R:\RecoveryImage /target W:\Windows /index 1
  3. Salve o arquivo como E:\ApplyImage.bat, onde E é a letra da unidade de disco rígido USB externa.

5.3 Executar o script diskpart no computador de teste

  1. Inicialize o Windows PE. Para isso, siga estas etapas:
    1. No computador de teste, insira a unidade flash USB que contém o Windows PE.
    2. Inicie o computador de teste e pressione uma tecla para abrir o menu de seleção de dispositivos de inicialização do computador de teste.
    3. Selecione a unidade flash USB como dispositivo de inicialização.
      O Windows PE é iniciado automaticamente. Esse processo pode levar alguns minutos.
  2. Na linha de comando do Windows PE, execute o seguinte comando:
    Copiar
    diskpart /s E:\CreatePartitions.txt

    onde E é a letra da unidade de disco rígido USB externa.

    Os scripts criam e configuram as partições no computador de teste.

  3. Verifique se o script funciona. Para isso, siga estas etapas:
    1. Digite diskpart.
      O prompt do diskpart será exibido.
    2. No prompt do diskpart, digite list volume.
      O Diskpart mostra as partições, como E = Unidade de disco rígido USB externa; F = Unidade flash USB; R = Imagem de recuperação; S = Sistema; T = Ferramentas do Windows RE; W = Windows. A partição MSR não tem uma letra de unidade.
    3. Digite exit para retornar ao prompt de comando do Windows PE.

5.4 Executar o script de implantação no computador de teste

  1. No prompt de comando do Windows PE, execute o seguinte comando:
    Copiar
    E:\ApplyImage E:\Images\ThinImage.wim

    onde E é a letra da unidade de disco rígido USB externa.

    Esta etapa pode demorar vários minutos.

  2. Desconecte a unidade de disco rígido USB externa do computador de teste e digite exit.

5.5 Verificar a instalação do Windows no computador de teste

  1. Reinicie o computador de teste. As Boas-vindas do Windows é iniciada.
  2. Durante as Boas-vindas do Windows, crie uma conta de usuário local.
  3. Verifique se suas personalizações aparecem e se os discos rígidos e as imagens de recuperação existem.

    Se suas personalizações, as partições de disco rígido e os arquivos de recuperação aparecerem, significa que você tem uma imagem do Windows personalizada e scripts de implantação simples que poderão ser usados no computador de sua organização.

 

Post do original: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh825212.aspx

Posted By: luciussp
Last Edit: 23 nov 2012 @ 19:05

EmailPermalink
Tags
Tags: ,
Categories: Deploy


 

Comente sobre este Post » (One Total)

 
  1. jackson disse:

    estou com um ploblema para criar inisialisação do boot windows 8 pro 64 bit acomtece o seguinte erro(failure when attempting to copy boot files) o sistema operasional simplismente não inicia fica nua tela preta.

Post um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Note: A moderação para comentários está habilitada e seu comentário pode sofrer um atraso para ser postado.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 2
  • Posts/Pages » 199
  • Comments » 2
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight